A Associação Central Paranaense (ACP) é uma Unidade Administrativa que pertence à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Atualmente está localizada na Av. Deputado João Ferreira Neves, nº 159, no Bairro Vista Alegre, CEP: 80820-380, na cidade de Curitiba – Paraná, Brasil.
Esta Associação abrange 82 municípios, da região metropolitana de Curitiba e do centro e norte pioneiros do Paraná. Compõe-se de 23.520 membros (em 2017), divididos por 43 distritos e 218 congregações. Para atender todo o Campo, são 734 servidores, sendo 55 ministros ordenados e 11 ministros licenciados.
Todos os municípios do campo são atingidos pela Rede Novo Tempo, alcançando uma audiência que ultrapassa dois milhões de pessoas e a proporção de membros por habitantes neste campo é de 1 para cada 126 habitantes.
Na cidade de Curitiba, as instituições educacionais mantidas pela ACP são: Escola Adventista Boa Vista, com 851 alunos; Escola Adventista Boqueirão, com 1.149 alunos; Escola Adventista Portão, com 1.114 alunos; Escola Adventista Vista Alegre, com 140 alunos; e Escola Adventista Santa Efigênia, com 411 alunos. Também mantém a Escola Adventista de Araucária, na cidade de Araucária, com 621 alunos; Escola Adventista de Castro, em Castro, com 154 alunos; Escola Adventista de Guarapuava, em Guarapuava, com 364 alunos; Escola Adventista de Ponta Grossa, em Ponta Grossa, com 406 alunos; e Escola Adventista de Telêmaco Borba, em Telêmaco Borba, com 472 alunos. Ao todo são cerca 5.682 alunos distribuídos por essas unidades.
Ainda sob sua administração está o Lar de Meninas Jardim Pinheiros, situado na Rua Padre José Martini, no Bairro Santa Felicidade, em Curitiba. Em Conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente, recebe meninas na faixa etária dos 2 aos 7 anos de idade, encaminhadas pelos Conselhos Tutelares – Juizado da Infância e Juventude. Oferece ambiente cristão acolhedor, com alimentação saudável, estudo, assistência médica e odontológica e todas as facilidades para uma vida digna.
A origem da Obra da IASD na Associação
Em janeiro de 1896 chegaram a Curitiba dois colportores com o intuito de vender literatura e plantar a semente da Igreja Adventista do Sétimo Dia em terras paranaenses. Num dos seus primeiros contatos venderam a obra Cristus unser Heiland, de Ellen G. White, editado em Hamburgo. Um dos dois colportores foi Albert B. Staufer e a aquisição foi feita pela Srª. Ana Piedrich Otto.
Ainda no início de 1896 chegou à Curitiba, o Pr. Huldreich Graf, primeiro pastor a ser enviado pela Associação Geral (em 1895, ainda sediada em Battle Creek) ao Brasil. Ele e sua família fixaram residência, à Rua Paula Gomes nº 290. Imediatamente realizaram cultos evangelísticos, foi aberto um Colégio (Internacional) e os primeiros conversos foram batizados.
O sucesso dos esforços missionários dos colportores, do casal Guilherme e Maria Stein (professores do Colégio) e do casal Graf, fez com que um ano depois, já em janeiro de 1897, fosse organizada a primeira Igreja Adventista no Paraná, a hoje Central de Curitiba.
Em 1898 foi realizada, também em Curitiba, na casa alugada da Rua Paula Gomes (que funcionava como residência para as famílias Graf e Stein, como Igreja, e como Colégio), a primeira reunião (tipo Assembleia), com todos os obreiros que atuavam no Brasil, os quais não chegavam a uma dúzia, entre pastores, professores e colportores. O interessante é que tal edificação, com algumas alterações, existe ainda hoje, mais de cem anos depois.
História Organizacional
No ano de 1910 foi organizada a “Missão Paranaense”, liderada pelo Pr. Jacob Kroger. Em 1927 houve uma reorganização administrativa, mediante a qual os estados do Paraná e Santa Catarina uniram-se formando a “Missão dos Adventistas do Sétimo Dia de Santa Catarina – Paraná”. A reunião que formalizou tal decisão teve a presença dos pastores G. W. Schubert (representando a Associação Geral) e Niels P. Nielsen (da União Sul Brasileira).
O zelo e o fervor missionários, secundados pela ação divina, fez com que os pioneiros adventistas, de forma firme e gradual, organizassem a Igreja Adventista de forma estruturada e intencional. Surgiram Missões e Associações nos três estados da região sul do Brasil. E foi assim que, em 1988, no estado do Paraná, já havia duas Associações: a Sul (ASP) e a Norte Paranaense (ANP). Com o estabelecimento destas duas novas associações no estado do Paraná, desencadeou um crescimento exponencial tanto na região norte e sul do estado, que resultou no aumento tanto no número de membros e distritos que se fez necessário a criação de uma associação. Em 2008, foram tomados três votos: ANP (2008-142); ASP (2008-144-3) e União Sul (2008-099). Solicitou-se à Divisão Sul Americana a reorganização do território paranaense para formar uma nova Associação, com o propósito de melhor atender às igrejas e incentivar o cumprimento da Missão. A Divisão Sul Americana nomeou uma Comissão de Survey, de acordo com o voto DSA 2009-008, a fim de estudar o projeto para a criação de uma nova Associação no território da USB.
A reunião da Comissão foi realizada às 9 horas do dia 12 de fevereiro de 2009 nas dependências da USB, situada à Rua João Carlos de Souza Castro, nº 562, no Bairro Guabirotuba, em Curitiba, Paraná, e esteve formada da seguinte maneira: Administradores da DSA: Pr. Erton Köhler e Pr. Marino J. de Oliveira; da USB: Pr. Ignácio L. Kalbermatter, Pr. Valdilho Quadrado e Pr. Davi Contri; da ANP: Pr. Ronaldo Bertazzo, Pr. Elieser C. Vargas e Sr. João A. Rodrigues; da ASP: Pr. Antonio A. G. Moreira, Pr. Stanley E. Arco e Sr. Uilson Garcia; Pastores Distritais: Pr. Josias F. da Fonseca e Pr. Gilson Grüdtner; e membros leigos: Sr. Ademar Reis e Sr. Neudo Ribeiro Bueno.
Para a iniciativa de constituir o novo campo, levou-se em consideração algumas razões, dentre as quais o crescimento da Associação Sul Paranaense com 39.413 membros distribuídos em 365 congregações e 68 Distritos Pastorais, incluindo os da Associação Norte Paranaense e a extensão do território e as dificuldades para atender as congregações, pois existiam 39 municípios sem presença adventista. Por isso viu-se a necessidade de dinamizar a pregação do evangelho nessa região, além do crescimento e equilíbrio financeiro da Associação Sul Paranaense.
Nesta mesma reunião realizada no dia 12 de fevereiro de 2009, ficou estabelecido que o novo campo criado passou a chamar-se Associação Sul Paranaense e o campo antigo passou a chamar-se Associação Central Paranaense.
Desde então, os trabalhos realizados no campo da ACP são notáveis. Dentre eles está a abertura de cinco novos distritos nos últimos anos; outro, são os sete mil membros capacitados e treinados anualmente e as vinte e duas sedes distritais que foram reinauguradas, com investimentos de 15 milhões de reais.
Entendemos que com o esforço e determinação dos líderes, o crescimento da obra tem avançado, e isso se deve ao fato de nossos líderes compreenderem a necessidade de se aproximarem de seus liderados, conhecerem as suas dificuldades e necessidades, a fim de acompanhá-los e apoiá-los mais de perto. Somado a isso o crescimento da ACP, também se deve ao fato de pessoas comprometidas dedicarem seu tempo e talento na pregação do evangelho de maneira prática. A Educação Adventista na região central do Paraná tem recebido investimentos significativos, no que diz respeito ao crescimento. O nosso principal intuito é ampliarmos ainda mais as nossas redes de escolas, de modo que o maior número de pessoas possa ter contato com a mensagem de salvação.
Nos 10 anos de existência… muitos foram os desafios, no entanto, maiores foram as bênçãos recebidas no Campo da ACP. Conseguimos implantar igrejas em cidades de Missão Global, Clubes de Desbravadores funcionam de maneira ativa nessas cidades, inauguramos um Centro de Influência que tem feito a diferença na comunidade onde foi implantado, e como resultado disso 6 pessoas foram batizadas. Sabemos que embora estejamos colhendo as bênçãos, muitos são os desafios que ainda precisam ser vencidos. Temos como meta implantar Igrejas Adventistas em cidades que ainda não possuem presença adventista. Na área da Educação Adventista, buscamos ampliar nossas unidades e assim recebermos o maior número de alunos possíveis, para que dessa forma possamos educar para salvar as nossas crianças e jovens, de modo que eles tenham o desejo de estar ao lado de Cristo. Dentro do contexto que vivemos atualmente, nosso cenário é bastante desafiador, mas esse não é apenas o nosso sonho, mas o sonho de Cristo para a nossa comunidade, e todos os nossos esforços serão voltados para o alcance dessas metas.
Como campo, visamos fortalecer e inspirar os nossos membros a se comprometerem com a Escola Sabatina, de maneira que ela seja uma extensão de Cristo para atender às necessidades da comunidade ao redor. Uma Unidade de Ação ativa gera membros ativos, e esse movimento atrai a atenção da comunidade, de modo que as pessoas da vizinhança começam a se interessar em fazer parte desse grupo, que faz a diferença na sociedade. Esse movimento já tem acontecido em nosso território, mas por meio de iniciativas do Projeto Maná, vamos incentivar esse envolvimento dos fiéis, para que esse movimento cresça e gere frutos na vida de quem participa, como também na vida das pessoas que são beneficiadas. Temos como meta ampliar o número de nossas igrejas, a fim de cumprir a missão de pregar o evangelho a todo povo e nação, para isso vamos incentivar a fidelidade dos membros no que diz respeito à devolução dos dízimos e ofertas, de maneira que ele entenda que o seu papel é abençoar outras pessoas, possibilitando que o evangelho vá adiante para a salvação de pessoas.
Também tem sido desenvolvido pela ACP o projeto “Cada Um Salvando Um”, que visa colocar o foco mais nas pessoas do que nos métodos. Isto deslocou a ênfase do número de pessoas que entram para o número de discípulos que saem para buscar outras pessoas. A ênfase que estamos trabalhando é no discipulado dos membros especialmente dos recém-conversos para que eles sejam comprometidos e frutíferos na missão de Cristo, desta maneira teremos mais membros envolvidos em Comunhão, Relacionamento e Missão.

Presidente
LOURIVAL GOMES
Secretário
PAULO MACHADO
Tesoureiro
ILTON CESAR HÜBNER
Departamentais
César Aurélio Bilinski
Gilmar dos Anjos
Júlio Cesar Diniz Englerth
Júlio Cesar Padilha
Pedro Renato Frozza
Departamentais
Rael Pereira Braz
Rita Maria Barbosa Assis
Rogério Vidal de Almeida
Tiago dos Santos
Viviane dos Santos Bilinski

Rua Deputado João Ferreira Neves 159 – Curitiba/PR
CEP 80820-380
Tel.: (41) 3331-5600
Associação Central Paranaense da Igreja Adventista do Sétimo Dia
Todos os direitos reservados.
