Pr. Rogério Vidal de Almeida

 

Ministério dos Desbravadores e Aventureiros

 

Rogério_Almeida_3
Rogério_Almeida_4

Acadêmico

Graduação em Administração de Empresas

Universidade do Vale do Itajaí – Univali (2008)

 

Graduação em Teologia

Centro Universitário Adventista de São Paulo – Unasp-EC (2014)

 

Profissional

Pastor Escolar

Colégio Adventista Boa Vista / Associação Central Paranaense – ACP (2015-2016)

Diretor Adjunto

Colégio Adventista Boqueirão / Associação Central Paranaense – ACP (2017)

 

Pastor Distrital

Associação Central Paranaense – ACP (2018-2019)

 

Diretor de Departamento do Ministério de Desbravadores e Aventureiros (MDA)

Associação Central Paranaense – ACP (2020)

Projetos

Ser parte do povo que aguarda a breve volta de Jesus é uma bênção. Aceitar o chamado para servi-Lo como ministro é um privilégio. Fazer parte do Ministério de Desbravadores e Aventureiros (MDA) é uma honra. Estamos vivendo o tempo do fim, e para este tempo o MDA tem a missão e compromisso de preparar nossos desbravadores e aventureiros para o encontro com Cristo.

Tive o privilégio de liderar o MDA na reta final deste quadriênio. Mesmo em meio às adversidades em decorrência da pandemia, louvamos a Deus porque, independente das limitações, avançamos. Hoje, podemos dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor” (I Samuel 7:12).

 

O crescimento gerado pela nova estrutura do MDA

Em 2017, o território da ACP foi reorganizado, sendo criadas cinco áreas; estas divididas em 16 regiões e contando com uma equipe de aproximadamente 100 integrantes. Com a nova organização, tivemos aumentos na abertura de novos clubes, nas decisões por batismo e na frequência da equipe MDA nas reuniões e atividades dos clubes e solidificação dos clubes existentes. Essa estrutura foi fundamental para o crescimento do MDA, resultando em dados significativos.

 

 

Com o atendimento mais próximo dos clubes, pudemos realizar um trabalho de manutenção e fortalecimento, tendo como resultado clubes sólidos.

 

 

Consequentemente, podemos contribuir todos os anos com o crescimento do Reino de Cristo, através das decisões para o batismo dos aventureiros e desbravadores.

 

 

Percebe-se que batismos com faixa etária correspondentes a aventureiros e desbravadores equivalem a uma média de 30% de todos os batismos da ACP.

 

 

Capacitações e grandes encontros do quadriênio

Neste quadriênio, tivemos um aumento significativo na formação de novos líderes. O MDA realizou cursos e treinamentos a nível de associação e incentivou os candidatos a participarem das classes de líderes. Podemos destacar a mudança no formato do curso, sendo que este passou a ser em sua grande maioria prático e menos teórico, tanto na área física, como mental e espiritual.

 

 

 

Para que toda a equipe de apoio tenha a mesma visão, no início de cada ano é realizado o Concílio de Regionais, no qual orientamos, ensinamos e preparamos os coordenadores, regionais e distritais que atendem igrejas e clubes. Logicamente, um ponto alto dos nossos concílios é o preparo espiritual, que norteia toda as demais atividades.

 

 

 

Investimos nos aspectos espirituais dos clubes, pois existimos com o propósito de apresentar Cristo para nossos aventureiros e desbravadores. Pensando nisso, o MDA realizou o Treinamento para Capelães, no qual eles foram preparados nas diversas áreas de atuação, tais como: dar um estudo bíblico, fazer um apelo, atender e entender as novas gerações, criatividade no estudo bíblico, elaboração de meditações criativas para o clube, atendimento familiar, apoio às atividades da igreja, etc. O resultado é visível quando olhamos para as decisões pelo batismo.

 

 

Além apresentar a salvação, o Clube é um agente discipulador, formador de líderes. Ao ingressar, o aventureiro tem uma longa jornada, na qual ele desenvolve habilidades que o tornarão um grande líder. O mesmo acontece com os desbravadores, mesmo que não tenham passado pelo Clube de Aventureiros. Ambos desenvolvem as classes, que os tornam ainda mais preparados para o dia a dia do clube. Mas seu preparo não para por aí. Ao ingressar na liderança do clube, eles são desafiados a seguirem para o próximo nível, que é a investidura como líder. O objetivo é sempre ter uma liderança bem capacitada e preparada, formando novos discípulos.

O MDA contribui na formação deles e os prepara para trabalharem nas diversas áreas do clube. Anualmente, realizamos o Curso de Treinamento Básico para Diretoria (CTBD/CTAD). É uma capacitação completa e realizada por área.

Uma mudança significativa ocorreu a partir de 2017, quando o departamento percebeu um aumento significativo na participação do curso. Sendo assim, em 2018 passamos a atender cada área da ACP de forma mais personalizada, mediante à realidade do dia a dia dos clubes. Ao invés de termos um curso de treinamento para toda a associação, agora realizamos cinco treinamentos, contemplando cada área que compõe o território da ACP. Elevamos o padrão do curso, contemplando outras áreas internas do clube, que antes não atendíamos.

 

 

 

Os pastores de nosso campo também foram orientados no programa chamado Pastori, realizado pelo MDA em parceria com o Ministério Jovem. As ênfases foram as novas gerações e a proposta “Em cada igreja um clube”. O encontro aconteceu nos moldes de um acampamento, onde os pastores precisaram construir abrigos com lareira, fazer uma fogueira, construir uma cama no abrigo, fazer uma panela, etc. O objetivo foi mostrar para o pastor a necessidade de participar ativamente das atividades do clube.

 

 

Setembro é um mês significativo para desbravadores e aventureiros, quando os clubes celebram a conclusão da classe bíblica. Esse tem sido um diferencial pelo formato e conteúdo apresentado, com estudos diferenciados contemplando cada faixa etária de forma exclusiva. Como resultado, muitos frutos desse trabalho têm sido colhidos, com a decisão pelo batismo de aventureiros e desbravadores. Sendo assim, clubes e distritos preparam um dia para a Celebração da Primavera, reconhecendo o esforço, dedicação e decisão de cada integrante do clube.

 

 

 

Um campori é a celebração e a recompensa pelo trabalho desenvolvido nos clubes de desbravadores. Em 2017, foi realizado o 4º Campori da ACP, em Ponta Grossa, com 4.100 inscritos e 110 clubes.

No âmbito missionário, a cidade de Ponta Grossa foi impactada com ações dos desbravadores, entrega de livros missionários, plantio de árvores e feira de saúde.

Entre as diversas atividades, os desbravadores se envolveram em eventos com brincadeiras que deram ênfase no tema do campori, nas classes e especialidades. Os juvenis aprenderam sobre espaçomodelismo, arte de trançar, higiene oral, primeiros socorros básico, reanimação cardiopulmonar, sistema digestório e sistema respiratório na feira de especialidades. Também participaram dos concursos Bom de Bíblia, fanfarra, ordem unida e projeto Samuel.

O tema “O Sonho Maior”, com base na vida de José, levou os desbravadores à decisão de se prepararem para alcançar o sonho maior, que é o Céu. No encerramento, uma grande coroa foi colocada no centro do auditório, onde cada diretor colocou uma lâmpada representando o seu compromisso junto com o seu clube de se preparar para o Céu.

 

 

Em 2019, destacamos a participação dos Clubes de Desbravadores da ACP no 5º Campori Sul-Americano “A Melhor Aventura”, com 52 clubes e 2000 desbravadores.

Os aventureiros são motivo de louvarmos a Deus, pelo crescimento significativo dos nossos clubes, bem como seu envolvimento nas atividades locais e da Associação. Como resultado, durante o período tivemos a realização de três aventuris:

  • 2017 – “O Rei dos Sonhos” – Ponta Grossa-PR, com 65 clubes e 1900 inscritos;
  • 2018 – “Uma Aventura no Reino” – Campina Grande do Sul-PR, com 61 clubes e 1800 inscritos;
  • 2019 – “Aventussauro” – Castro-PR, com 79 clubes e 2100 inscritos.

 

 

 

 

 

Envolvimento dos desbravadores e aventureiros em programas da Igreja

Nosso objetivo é ser e fazer discípulos. Por isso, incentivamos os clubes a participarem de todos os projetos propostos pela ACP e igreja local, como Impacto Esperança, Semana Santa e Quebrando o Silêncio.

Há também projetos do MDA que promovem o envolvimento com a igreja local. No Clube em Adoração, os clubes participam ativamente nos cultos de quarta-feira, realizando a programação uma vez por mês. A pregação nesse dia é realizada preferencialmente por um aventureiro ou desbravador, ou então um integrante da diretoria. As demais atividades do dia ficam sob responsabilidade do clube.

 

Agradecimentos

Olhando para trás, externamos nossa gratidão pelas inúmeras bênçãos e conquistas do departamento. De maneira especial, destacamos o incansável trabalho e dedicação do pastor Fabiano Souza. Registramos nossa gratidão a ele por tudo o que fez em prol dos nossos desbravadores e aventureiros. Obrigado!

Nosso reconhecimento e gratidão à grande equipe que fez e faz o MDA acontecer, equipe esta constituída de pastores distritais e de escolas, secretárias, coordenadores, regionais, distritais e diretores de clubes. Nossa gratidão à administração da Associação Central Paranaense, que sempre esteve pronta a apoiar o MDA.

* Dados até Junho de 2020

Podcast – Pr. Rogério Vidal de Almeida

Presidente
LOURIVAL GOMES

Secretário
PAULO MACHADO

Tesoureiro
ILTON CESAR HÜBNER

 

Departamentais

César Aurélio Bilinski

Gilmar dos Anjos

Júlio Cesar Diniz Englerth

Júlio Cesar Padilha

Pedro Renato Frozza

 

Departamentais

Rael Pereira Braz

Rita Maria Barbosa Assis

Rogério Vidal de Almeida

Tiago dos Santos

Viviane dos Santos Bilinski

Rua Deputado João Ferreira Neves 159 – Curitiba/PR
CEP 80820-380
Tel.: (41) 3331-5600

Associação Central Paranaense da Igreja Adventista do Sétimo Dia
Todos os direitos reservados.