Rael Pereira Braz
Ministério da Mulher e Recepção
Acadêmico
Licenciatura em Pedagogia
Centro Universitário Adventista de São Paulo – Unasp-HT (2004)
Pós-Graduanda em Coordenação e Orientação Educacional
IAP (em curso)
Profissional
Professora Regente
Colégio Adventista Presidente Prudente-SP (1997)
Professora Regente
Colégio Adventista Boa Vista – Curitiba-PR (1998 a 1999)
Professora Regente
Colégio Adventista de Hortolândia-SP (2000 a 2002)
Professora Regente
Colégio Adventista de Limeira-SP (2004 a 2005)
Coordenadora Pedagógica
Colégio Adventista de Jundiaí-SP (2007)
Diretora de Departamento do Ministério da Mulher
Associação Central Paranaense – ACP (2018 a 2020)
Ministério da Mulher
O Ministério da Mulher é um departamento muito especial, organizado há apenas 25 anos como status pleno de departamento, mas envolvente e dedicado desde o início da história da nossa igreja. Existe para manter, encorajar e desafiar as mulheres adventistas em sua peregrinação, como discípulas de Jesus Cristo e como membros da Sua igreja mundial. Nossa responsabilidade é com todas as mulheres: casadas, solteiras, mães, viúvas, divorciadas, jovens, estudantes, profissionais etc.
“O Senhor tem um trabalho para mulheres e homens. Elas podem ocupar seu lugar neste tempo de crise, e Ele trabalhará através delas. … Elas podem fazer nas famílias um trabalho que os homens não podem fazer, um trabalho que alcança a vida interior. Elas podem se aproximar do coração daqueles a quem os homens não podem alcançar. Seu trabalho é necessário.” (Ministério do Bem Estar, p. 145).
Projetos para envolver as mulheres da igreja e ajudar as amigas da comunidade
Nossa principal ação é o Projeto MEL – Mulheres Evangelizadoras Levando Luz. O objetivo é ajudar as mulheres a serem semelhantes a Jesus ao manter uma vida de comunhão com Deus, de serviço e amor ao próximo, de desenvolvimento dos seus dons e talentos para a pregação do evangelho, tornando-se uma luz em sua casa, igreja e comunidade.
Toda mulher pode ser investida, desde que participe do treinamento anual. Conforme os itens cumpridos, cada participante recebe a condecoração.
Mulheres investidas no MEL:
Nível 1 – Lenço
Nível 2 – Arganéu
Nível 3 – Mulher Discipuladora
Semana do lenço e sábado missionário da mulher adventista
O senso de pertencer faz parte do ser humano, e o projeto MEL promove, uma vez por ano, a Semana do lenço amarelo e o Sábado Missionário da Mulher Adventista. As participantes são desafiadas a usarem o lenço na sua rotina, terminado no primeiro sábado de junho, o sábado missionário. Nesse dia, elas celebram, testemunham, promovem ações solidárias, participam do treinamento do Projeto MEL e etc.
Neste ano, a criatividade e a dedicação não deixaram a pandemia intimidar as mulheres missionárias, com programas lindos e especiais feitos para elas e organizados por elas. Tivemos 1.872 participações no Treinamento do Projeto MEL on-line. (Dados obtidos pelas coordenadoras distritais).
Números de igrejas que realizaram o Sábado Missionário no Quadriênio:
Para evangelizar é preciso orar. Por isso os 10 Dias de Oração acontecem no início do ano e o Ministério da Mulher está unido com os outros departamentos da Igreja para fazer acontecer da melhor maneira possível. Fazem parte ações internas, para os membros da igreja, e ações externas, para a comunidade e vizinhança. Em 2020, o objetivo era trabalhar com os ex-adventistas. Colhemos testemunhos lindos e emocionantes.
Uma vez por mês, realizamos o culto Quartas de Poder, com o objetivo de conseguir mais pessoas para participar, testemunhar e agradecer, proporcionando às mulheres a oportunidade de se envolverem na pregação.
A cada ano temos um tema geral, os últimos três foram: Discípulos (2018), Restaurando o Altar (2019) e O Santuário do Lar (2020). A maioria das congregações participa. Na comunhão ainda temos o Grupo de Oração Intercessora, com temas para meditação semanal e vídeos apresentados para continuar motivando o grupo e a ter dependência de Deus.
* dados fornecidos pelas coordenadoras distritais e Relatório Integrado
Nosso principal projeto social é o Quebrando o Silêncio, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas e tirá-las do sofrimento, do abuso e violência, denunciando e realizando um trabalho que envolva todos os membros da igreja. Abordamos temas como: suicídio, violência infantil, violência doméstica, etc. Distribuímos materiais riquíssimos em conteúdo para crianças, jovens e adultos; disponibilizamos sermões, revistas para várias idades, vídeos e seminários para trabalhar nas igrejas, escolas e demais localidades.
* Dados do primeiro semestre do ano
Ministério da Recepção
O Ministério da Recepção é o cartão de visitas da igreja. Existe com objetivo maior de apenas receber bem as pessoas, e evangelizar é sua finalidade. A maneira como são tratadas vai definir se voltarão ou não à igreja. Por isso, cativar as pessoas para Cristo é a missão de vida de cada cristão.
“A Igreja é o instrumento apontado por DEUS para a salvação dos homens. Foi organizada para servir, e sua missão é levar o evangelho ao mundo… Aos membros da igreja, a quem ELE chamou das trevas para Sua maravilhosa luz, compete manifestar Sua glória” (Atos dos Apóstolos, p. 9).
Ações da Recepção
Para sermos uma igreja acolhedora, que cuida de gente, amando, acolhendo, atendendo e acompanhando, trabalhamos com ações ritmadas. A cada semana, a recepção deve ser atuante em todos os programas da igreja, preencher o cartão de boas-vindas, repassar os pedidos de estudo e oração para o Mipes e o Grupo de Intercessão, e entrar em contato com as visitas no dia seguinte. Mensalmente, o ministério treina os membros com vídeos de conscientização e inspiração. A ação trimestral é promover uma atividade da igreja com os visitantes, como almoço, junta panelas, reuniões entre amigos, etc.
Os encontros do Ministério da Mulher e da Recepção
Todos os distritos têm uma coordenadora que é responsável pelo Ministério da Mulher e o Ministério da Recepção. A cada três meses, nos reunimos com elas para motivar, acompanhar o trabalho feito, analisar o relatório integrado e ver onde melhorar, trocar ideias, confraternizar e, assim, o trabalho continuar com foco e determinação.
Em 2020, continuamos com reuniões pelo aplicativo Zoom e não desanimamos. Temos a bênção de relatar, através das coordenadoras distritais, o trabalho das mulheres neste ano. São 448 dando estudos bíblicos, 1073 que se engajaram na Semana Santa e 428 que estão preparando alguém para o batismo.
As mulheres esperam ansiosas e animadas pelos retiros, congressos e simpósios. O Ministério da Mulher organizou nesse quadriênio alguns eventos só para elas. Em 2017: “Escolhidas” (Catre Santa Catarina). Em 2018: Simpósio ACP (Auditório Nepomuceno de Abreu): “O Papel da Mulher no Século XXI”; “Transformando em Pérolas” (Hotel Monthez, Brusque-SC). Em 2019: Congresso “Eu Mulher, nos Sonhos de Deus” (Ponta Grossa); Congresso ACP: “Floresça onde Deus te plantou” (Auditório Nepomuceno de Abreu). E por causa da pandemia, o próximo retiroserá será realizado em abril de 2021: “Em Busca da Felicidade” (Hotel Canasvieiras Florianópolis-SC).
Presidente
LOURIVAL GOMES
Secretário
PAULO MACHADO
Tesoureiro
ILTON CESAR HÜBNER
Departamentais
César Aurélio Bilinski
Gilmar dos Anjos
Júlio Cesar Diniz Englerth
Júlio Cesar Padilha
Pedro Renato Frozza
Departamentais
Rael Pereira Braz
Rita Maria Barbosa Assis
Rogério Vidal de Almeida
Tiago dos Santos
Viviane dos Santos Bilinski