Pr. Lourival Gomes de Souza
Acadêmico
Graduação em Teologia
Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP (1979)
Mestrado em Teologia
Faculdade Sous Saléve Collenges – França (1985 a 1987)
Profissional
Pastor Escolar
Associação Central Amazonas – ACeAm (1980)
Pastor Distrital
Associação Central Amazonas – ACeAm (1981 a 1993)
Diretor de Departamento
Associação Maranhense – MMA (1994 a 1997)
Secretário Executivo
Associação Central Amazonas – ACeAm (1997 a 2001)
Presidente
Associação Central Amazonas – ACeAm (2001 a 2004)
Presidente
Associação Catarinense – AC (2004 a 2010)
Presidente
Associação Central Paranaense – ACP (2011 a 2020)
Discipulado
Nos últimos quatro anos, a visão do Cada Um Salvando Um foi se consolidando cada vez mais na vida dos membros de nossa associação. O conceito de “fazer discípulos através da Comunhão, Relacionamento e Missão” se aprimorou e saiu do estágio da informação para o de formação de pessoas. Sendo o discipulado um processo, a Escola Sabatina é a plataforma ideal para que ele aconteça na prática.
Como o discipulado na ACP acontece através desse importante departamento, algumas medidas foram necessárias para o melhor atendimento e envolvimento dos membros.
Os anciãos foram eleitos como professores das unidades de ação e a prioridade passou a ser o pastoreio de suas classes. Aquela ideia do professor sendo simplesmente um “passador de lição”, pouco a pouco foi deixada de lado, e no lugar, o conceito de um discipulado integral, no qual os alunos da unidade de ação são acompanhados e cuidados continuamente, passou a ser a regra.
Outra impactante decisão foi a implementação do “Discipulado (trabalho) em Rede”. Todas as decisões e informações com respeito ao discipulado de um membro, que são discutidas ou tomadas pela administração do campo, devem chegar na unidade de ação, e da unidade de ação para a comunidade. Como isto acontece? Através dos Pequenos Grupos.
No Pequeno Grupo de Departamentos (PGD), a reunião acontece uma vez por mês. As resoluções e decisões são imediatamente compartilhadas no Pequeno Grupo de Pastores (PGP). As informações recebidas são agora trabalhadas em detalhes, para que ações intencionais e estratégicas sejam aplicadas nas igrejas. Porém, antes da informação chegar aos membros, os pastores compartilham as ideias com seus líderes no Pequeno Grupo de Líderes (PGL). Nesta reunião é trabalhado especialmente o pastoreio da unidade e a importância do CRM para a saúde espiritual da unidade.
Os dados são retirados do cartão de chamada, peça importante para aferir o discipulado dos membros da unidade. Também no PGL se trabalha a inclusão e envolvimento dos membros inativos. A melhor maneira para esse procedimento é dividir a unidade em duplas, desenvolvendo os dons que cada um possui.
A cada sábado, as Unidades de Ação (UA) têm 10 minutos para o relacionamento e confraternização, 30 minutos para a recapitulação da Lição e 15 minutos para os apontamentos. Nestes 15 minutos, também chamados de discipulado, o aluno tem a oportunidade de testemunhar das ações que ele participou na semana e como ele está desenvolvendo os dons, transformando-os em ministério. Cada unidade tem o seu projeto missionário e solidário, que desenvolveu ao longo da semana com a comunidade.
Como resultado desse discipulado em rede, a igreja passou a olhar de maneira mais próxima o seu bem mais precioso – as pessoas pelas quais Cristo morreu, além de experimentar uma transformação que a faz mais relevante na comunidade, porque, a comunicação do trabalho em rede proporciona um alto nível de relacionamento entre as partes comunicantes.
Nova forma de treinamento
Antes do Cada Um Salvando Um, o foco se concentrava em métodos para se obter os resultados. Agora, com a visão do Discipulado, o foco passou a ser nas pessoas, levando-as ao seu desenvolvimento completo. A prioridade é que o membro descubra seus dons e transforme-os em ministério ao longo da vida. Com isso em mente, buscamos uma nova maneira de treinar os membros.
A capacitação acontecia antes para todos os líderes, uma vez por ano.
Agora, é preparado para os distritais de cada departamento. Eles são desafiados a repassar o que aprenderam para os demais líderes do distrito, na sua respectiva área. Como resultado temos uma liderança mais madura e com clareza na função.
A duração deste Treinamento Distrital é de um dia. Com mais tempo, os conceitos e princípios podem ser melhor assimilados, acompanhados e experimentados na prática, tanto na unidade de ação, como na comunidade.
As mulheres, os jovens, os adolescentes e as crianças também foram beneficiados pelo novo foco nos treinamentos e nos dois últimos anos tiveram mais novos líderes sendo treinados. Foram treinamentos ocorridos nos próprios distritos pastorais, no Save One, em congressos, semanas santas, nos projetos 10 Dias de Oração, entre outros.
Também houve uma transformação no treinamento de pastores. Trabalha-se o pastoreio, que passou a ser prioridade, com ênfases no Discipulado das Novas Gerações e atenção aos inativos. É a igreja tomando novas iniciativas para envolver seus membros na Missão.
No afã de proporcionar o melhor ambiente para o treinamento de nossos líderes, o nosso Catre Purunã foi completamente reformado. O auditório foi construído para receber quinhentas pessoas e salas para todos os departamentos foram preparadas.
ACP na Missão
O propósito da Igreja é preparar um povo para a volta de Jesus. Neste afã, vários projetos se desenvolveram ao longo dos últimos quatro anos.
Espaço Novo Tempo
Temos 13 Espaços Novo Tempo em nosso campo:
O Abrace Novo Tempo une o membro e o interessado. Um aplicativo foi desenvolvido para facilitar a interação do membro com o amigo da Rádio ou TV Novo Tempo. Em parceria com a Rede Novo Tempo de Comunicação, o orador do programa A Voz da Profecia, acompanhado do quarteto Arautos do Rei, realizavam uma colheita em cada região do nosso território. Este encontro intencionalmente ocorria no mês de agosto, a fim de potencializar o evangelismo para o Batismo da Primavera.
O Batismo da Primavera se caracteriza pela participação das Novas Gerações. Com destaque, o trabalho realizado pela Geração 148 dos jovens e adolescentes (G148Teen), Desbravadores, Aventureiros, Ministério da Criança e dos Adolescentes da igreja.
Outro projeto que foi destaque missionário em nosso território é a Semana Santa. As igrejas eram divididas em Pequenos Grupos e o número de membros envolvidos crescia ano após ano, assim como o de interessados.
Com foco nas novas gerações, o Um Ano em Missão tem revolucionado o jovem adventista, que percebe a importância de dedicar um ano de sua vida à Missão de Cristo Jesus. Em nossa associação, a cada ano deste projeto, uma nova igreja surgiu ou foi revitalizada. Foram elas: Inácio Martins, Ipiranga e Costa Rica.
Missão Global
Todo jovem e adolescente também tem a oportunidade de dedicar as férias para a Missão Calebe. Nesse período, alguns projetos missionários e sociais são desenvolvidos. E os resultados são impressionantes, sendo a transformação do próprio jovem o resultado mais gratificante.
Temos outro grande exército em nosso campo, formado pelo Ministério da Mulher. No projeto MEL, 35,68% das mulheres, acima de 30 anos, foram investidas e dedicaram seus dons à evangelização. O Ministério da Recepção também tem se revelado uma força na Igreja, acolhendo com simpatia todos os irmãos e os amigos interessados que visitam nossas igrejas.
Queremos destacar os nossos bravos colportores, que através da literatura cumprem a Missão. Os colportores efetivos e os estudantes distribuíram 40.526 livros neste quadriênio.
No Impacto Esperança dos últimos quatro anos, foram distribuídos 1.380.000 livros missionários.
A Educação Adventista vem trabalhando na mesma sintonia com a Igreja, contribuindo para o Evangelho ser proclamado através de suas unidades de ensino. “Cada Escola Uma Igreja” tem sido seu lema. Como resultado, mais de 500 alunos e familiares foram batizados neste quadriênio.
Três escolas foram reformadas e ampliadas para melhor atender os estudantes e a comunidade. A Escola de Araucária, que se tornou um colégio com o Ensino Médio, passou de 912 alunos em 2019, para 942 neste ano de 2020.
A nova Escola da Vista Alegre saiu de 160 para 500 alunos. Outro destaque foi a construção e ampliação da Escola de Ponta Grossa. Um prédio moderno e funcional no centro da cidade, que impactou toda a sociedade ponta-grossense.
Neste último ano temos trabalhado com a Roda do Discipulado.
O método ensinado por Jesus – o discipulado – é um processo. Para melhor compreensão, foi desenvolvida esta roda para ilustrar de forma didática e apresentar aos membros o passo a passo deste método divino na formação de um discípulo e o seu acompanhamento pelo seu discipulador.
Começa com a visita a um interessado, como ele deve ser acolhido com amor e inserido nas atividades da igreja. De acordo com seu nível de conhecimento da Bíblia, ele é convidado a participar de uma unidade de ação. Em seguida, é incluído em uma série de estudos bíblicos. Enquanto ele estuda a Bíblia e participa de uma unidade de ação, o discípulo é inserido em práticas de Comunhão, Relacionamento e Missão.
Na sequência, surge naturalmente o desejo de ser batizado, uma vez que ele já faz parte de uma comunidade. Sendo o batismo parte do processo de Discipulado, o novo converso continua sendo acompanhado pelo seu discipulador, que o incentiva a buscar no seu círculo de amigos alguém para que inicie o seu caminho como discipulador. Desta forma a roda não para.
ACP na pandemia – uma igreja que se reinventa
Este ano se afigurava como um ano muito especial e coroação dos trabalhos do quadriênio. Muitos planos e projetos foram organizados. No entanto, no mês de março o mundo foi surpreendido com a pandemia da Covid-19, ou novo coronavirus. Mas entendemos que a Missão da Igreja não pode parar, e é na crise que ela se fortalece.
A igreja da ACP vivia um bom momento, estávamos experimentando um crescimento contínuo do CRM e não queríamos perder o que com muita luta tínhamos conquistado. Mesmo com a pandemia, e uma crise iminente, trabalhamos arduamente para que o envolvimento dos membros diante desse novo panorama pudesse ser potencializado.
Testemunhamos durante esse período de quarentena e isolamento social uma igreja que se reinventa. Vimos um povo fiel nos dízimos, em vigílias de oração e uma igreja que se importa com o seu semelhante.
Louvamos a Deus, pois mesmo em meio a pandemia, obtivemos um crescimento de 1,6% nos dízimos geral.
Destacamos o trabalho incansável dos pastores que mudaram completamente sua maneira de pastorear os membros. As visitas tiveram que ser on-line e no portão. As pregações via Internet, por plataformas como o Zoom e através de lives e drive-ins.
A Igreja se adaptando aos novos tempos, os anciãos trabalhando lado a lado com os pastores, os missionários e evangelistas não pararam. A proclamação do Evangelho, agora através das redes sociais, principalmente o Whatsapp, resultando em dezenas de conversões.
Mesmo durante a pandemia, crescemos, alcançando 7.809 pontos de pregação e 14.154 de interessados na Semana Santa.
Em julho, experimentamos a Missão Calebe. Foram 2.700 calebes participando e foi a maior edição desde que começamos o projeto na USB.
O Curso de Treinamento online para Anciãos e Professores da Escola Sabatina foi disponibilizado para toda a associação. Num total de 11 encontros, somou 330 pontos conectados, com uma média de 550 pessoas assistindo e 1.300 visualizações.
Neste período, 4.128 cestas básicas foram distribuídas para as famílias em vulnerabilidade, em especial aos membros da Igreja.
Louvado seja Deus, porque uma Igreja está se levantando. O remanescente está surgindo para preparar um povo para a volta de Jesus.
Louvado seja Deus pelo envolvimento dos nossos membros no Discipulado através da Comunhão, Relacionamento e Missão.
Este relatório é um reflexo das bênçãos de Deus sobre sua Igreja aqui na ACP.
Oramos para que o poder do Espírito Santo seja experimentado por todos nós e em nossos dias possamos contemplar a volta de Jesus. “Ora vem Senhor Jesus”.
Amém.
Presidente
LOURIVAL GOMES
Secretário
PAULO MACHADO
Tesoureiro
ILTON CESAR HÜBNER
Departamentais
César Aurélio Bilinski
Gilmar dos Anjos
Júlio Cesar Diniz Englerth
Júlio Cesar Padilha
Pedro Renato Frozza
Departamentais
Rael Pereira Braz
Rita Maria Barbosa Assis
Rogério Vidal de Almeida
Tiago dos Santos
Viviane dos Santos Bilinski